top of page
Buscar

resenha sobre o texto cibercultura

  • Foto do escritor: Trabalhos
    Trabalhos
  • 13 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Durante o século XIX na Inglaterra, a tecnologia surgiu com o intuito de revolucionar os meios econômicos-sociais, facilitando assim a vida do homem. Contudo, discordo do autor em seu posicionamento de refutar a metáfora “impactante”, pois creio que tudo que seja considerado inovador, e, por conseguinte, aderido nos mais diversos cotidiana, causa estranhamento, consequentemente, impacto nas rotinas.

Outrossim, vale ressaltar o seguinte o seguinte questionamento: seria a tecnologia um ator autônomo, separado da sociedade e da cultura? Posiciono-me negativamente em relação a isto. Acredito que a tecnologia nada mais é que o produto da interação entre sociedade-cultura. Prova disso, temos a pré-história que, apesar do processo lento (cerca de 200 mil anos) o ser humano evoluiu gradativamente de acordo com suas necessidades. Logo, a importância da disseminação do fogo no período paleolítico, seria compatível à produção tecnológica nesta contemporaneidade.

O autor ainda menciona uma relação que deveras, exige certa atenção. O mesmo deixa explícito a importância da tecnologia sob a sociedade em seus mais diversos âmbitos sociais. Estas técnicas criadas pelo homem, atendem exiguidades do indivíduo em si (desenvolvendo sua própria autonomia), dos Estados (que por sua vez, perseguem potências em geral) de gerentes, ativistas de rede etc. Portanto, no atual mundo globalizado, a tecnologia exerce seu papel de suma importância como a “rede” que conecta todas as massas.

A afirmação que defende que a tecnologia é o produto da interação entre sociedade-cultura, nos leva a outro embate: a tecnologia é determinante ou condicionante? Na filosofia, determinismo compreende-se por uma série de acontecimentos ocorridas por causas anteriores (um dos autores com destaque neste quesito filosófico era Demócrito). Portanto, considero a sociedade condicionada por suas técnicas criadas, e não determinadas por ela, já que todas as diretrizes de uma sociedade não são determinadas por tecnologias, como a própria cultura. Porém, uma qualidade de vida superior e facilidades rotineiras podem ser condicionadas por inovações tecnológicas.

Contudo, concluo que o atual ciberespaço propicia um excelente ambiente para o desenvolvimento de variadas técnicas inovadoras e que, por conta da excelência das mesmas, os indivíduos, progressivamente, usufruem dos condicionamentos proporcionados por elas.


 
 
 

Comments


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page